Tecnologia, novas experiências e millennials foram os destaques da WTM Latin America 2018

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O evento, que define a direção do setor de viagens e turismo, contou com palestras inspiradoras

A importância dos millennials, o uso de novas tecnologias e a busca por novas experiências foram os temas mais debatidos nas palestras do WTM Latin America 2018. O evento mundial do setor turístico aconteceu em São Paulo nos dias 3,4 e 5 de abril. Com foco na tecnologia e nos novos rumos do setor, as palestras foram indispensáveis para quem pensa em crescer e destacar-se na indústria de turismo.
 
 
Outra mega-tendência é dos consumidores dispostos a gastar mais com experiências do que com bens de consumo. Segundo Marília Borges, analista de pesquisa da EuroMonitor, essa tendência é impulsionada por dois grandes fatores: a mudança de valores e a tecnologia. Para ela, “ser consumista é visto com maus olhos” e o consumidor “vê seu tempo como moeda”.
 
As pessoas querem cada vez mais experiências inovadoras. Aline Prado, líder de insights para a indústria de turismo do Google Brasil, mostrou que o volume de buscas por pontos turísticos tradicionais vem perdendo espaço para buscas que começam por “o que fazer em”. Para a analista, isso significa que as pessoas estão ampliando o conceito de atividades no destino. Isso inclui experiências diferenciadas, como realizar passeios temáticos em pequenos grupos e aprender a cozinhar um prato da culinária local.
 

Todo o turismo é online

 
O impacto da tecnologia também foi o foco da apresentação de Carolina Sass de Haro, pesquisadora da Phocuswright, uma das principais empresas de estudos do mercado de turismo. Para ela, diferenciar entre turismo online e offline já não faz mais sentido. Estudos da empresa mostram que quase 100% dos turistas realizam pelo menos uma atividade online em relação a sua viagem. Dessa forma, enfatiza de Haro, boa parte do orçamento de marketing deve ser alocado para o digital.
 
 
A comunicação online deve dar prioridade ao uso de boas imagens, personalização e uma boa oferta de preço ou promoção. De acordo com uma pesquisa da Phocuswright e Microsoft, os aspectos que os viajantes mais lembram em de uma propaganda de serviços de viagem são: a imagem (49%), preço ou promoção (41%) e um anúncio personalizado (37%).
 
 
Isso significa que quando você for se comunicar com os clientes, suas imagens devem ser de alta qualidade e memoráveis. Você também deve dar prioridade a uma comunicação mais relevante para o cliente, de preferência usando dados que você já tenha coletado daquele cliente.
 

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O atendimento via chat aparece como o principal investimento em tecnologia das empresas de turismo. Quase 90% das empresas já utilizam ou estão planejando implantar alguma forma de comunicação com os clientes por messengers. O segmento de passeios e atividades também é apontado pela pesquisadora como uma das principais tendências do turismo. A empresa estima o tamanho global desse segmento em US$ 147 bilhões por ano.
 
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